terça-feira, 17 de outubro de 2017

Ex-CEO do Grêmio palestra em reunião ordinária do GU

Na última segunda-feira, 16, a Associação Grêmio Unido teve seu encontro mensal, em Porto Alegre, para ouvir palestra do ex-CEO do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, Gustavo Zanchi, além da pauta do dia, que abordou diversos assuntos do interesse do GU e do Grêmio FBPA.

Estiveram presentes mais de meia centena de associados e alguns convidados, que foram brindados pela excelente palestra de Zanchi, que ressaltou a importância das ações do Conselho de Administração do Grêmio, a partir da gestão Romildo Bolzan Jr., que organizou e modernizou a vida administrativa e financeira do clube.

Por motivos de ordem profissional, Gustavo Zanchi deixou o cargo de CEO do Grêmio, mas foi convidado e aceitou continuar participando das reuniões do Conselho de Administração do clube, agora na condição de assessor do CA Gremista.


sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Passo certo na bebida


O Rio Grande sempre se orgulhou por ser vanguarda. No entanto, hoje é único Estado dentre os de maior importância que mantém uma legislação proibindo o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol e ginásios esportivos. Em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Bahia, e recentemente o Paraná, já vigora a norma permissiva.

O fato não é somente porque os outros liberaram, mas, sim, o motivo da adoção de tal medida. Da ótica jurídica, nossa lei é inconstitucional e discriminatória, porque obstrui pontualmente os estádios de futebol e ginásios, como se todos os frequentadores fossem criminosos violentos e vândalos a serem dominados pelo aparato estatal. Como se a realização de outros espetáculos nos mesmos lugares não gerasse eventuais conflitos e situações de violência. Ademais, a norma estadual usurpou competência exclusiva do Município (art. 30, I) para legislar sobre a matéria.

Quanto à sua operacionalidade, chega a ser um pouco surrealista. Por hipótese, um baile em ginásio com lotação máxima e bebida à vontade pode ser totalmente alterado se, em determinado momento, alguém puxar um apito e resolver fazer uma partida de futebol. Os bêbados devem ser alocados nas arquibancadas, e a canha, suspensa.

Ironias à parte, o que importa em cada lei é sua finalidade e o atingimento dos objetivos propostos.
No caso das bebidas em estádios de futebol, resta evidente que a intenção das várias normas que pipocaram no país inteiro em 2008 era justamente reduzir a violência até então alarmante. Contudo, o resultado foi exatamente o oposto. Dados da Universidade do Rio de Janeiro apontam um crescimento espantoso do número de mortes em conflitos com o futebol. Na década anterior à entrada em vigor da lei (1999 a 2008) foram 42 mortes, média de 4,2 por ano. De 2009 ate julho de 2017, já estão contabilizadas 144 mortes. Mais do que o triplo. Em menos de nove anos, média de 16 ao ano.

Assim, verifica-se claramente que a violência não tem relação direta com a bebida consumida na arquibancada.

A quase totalidade das mortes ocorreu fora dos estádios. No entorno, a bebida rola solta para compensar a ausência dela durante a partida. E são bebidas pesadas, de alto teor alcoólico. A civilidade não se dá com a mera proibição, mas com educação e preparo. A liberação colocaria o Rio Grande do Sul no passo certo da questão.

Gladimir Chiele
Advogado, Associado do GU e Conselheiro do Grêmio FBPA
Artigo publicado na edição de 13/10/2017, páginas 34 e 35, do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, RS.


quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Arthur não é fruto de uma safra, mas de um sistema

Dionathã, Patrick e Jean Pierre - Foto GauchaZH
A convocação do volante Arthur para a Seleção Brasileira, que disputa as Eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia, é uma espécie de selo de qualidade concedido à base do Grêmio, que nos últimos tempos vem fornecendo atletas e profissionais do futebol, ao time de cima do clube e também a seleções brasileiras, em diversas categorias.

Assim foi na Olimpíada de 2016, quando da conquista da medalha de ouro pelo time brasileiro de futebol, com participação decisiva de dois jogadores formados aqui – Luan e Walace  – e se estende ao atual, com a participação do volante Arthur e de Rogerinho, profissional de preparação física formado no complexo da Escola e das categorias de base.

Não foi diferente na conquista da Copa do Brasil, no final de 2016, quando metade do plantel era de jogadores formados pelo clube, como Marcelo Grohe, Everton, Pedro Rocha e Luan, atletas decisivos na conquista do título, que tirou o Grêmio da fila de 15 anos por um título nacional.

Em 2017, o propalado "melhor futebol brasileiro" passou pelos pés destes meninos. Na segunda metade do ano, após a desclassificação da Copa do Brasil e algumas derrotas no Brasileirão, quando as virtudes do time pareciam desmoronar após a venda de Pedro Rocha e da lesão de Luan, surgem duas figurinhas premiadas, de futebol diferente, criativo, consistente e audacioso: Patrick e Jean Pyerre, dois atletas formados pela Escola de Futebol do Grêmio. É a sistematização do processo que gera tantos bons jogadores.

Ao assumir a presidência do Grêmio, em 2015, Romildo Bolzan fez uma limpa no plantel, de grandes e caros jogadores, e justificou com a necessidade de ajustar as finanças do clube. Ao mesmo tempo, alertou que nascia uma aposta séria na base, não somente por economia, mas para dar sequência, condições e incentivo a um processo de valorização da prata da casa. Ele tinha conhecimento do trabalho lá realizado e de onde ela poderia chegar, pois passara os dois anos anteriores como vice-presidente em contato com as categorias de base.

Para melhorar esta situação, só alterando a legislação, que favorece desproporcionalmente os atletas, em detrimento dos clubes, gerando insegurança nos investimentos do clube.

Taddeu Vargas
Jornalista e Assessor de Imprensa da Escola de Futebol do Grêmio
Artigo publicado na edição de 10/10/2017, no jornal Zero Hora, de Porto Alegre, RS


domingo, 8 de outubro de 2017

Grêmio Unido promove ação com o IGT, para lembrar dia da criança


A  Associação Grêmio Unido, na manhã do último sábado, 07, justificou sua história, seus objetivos, e expôs seu DNA de instituição que nasceu voltada às ações de responsabilidade social, ao promover, em conjunto com o Instituto Geração Tricolor (IGT), um dia diferente, alegre e solidário, numa ação dirigida às crianças da instituição, tendo como propósito o entretenimento dos pequenos assistidos pelo braço social (IGT) do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, para comemorar o dia da criança.

O evento contou com a apresentação de um show do Planet Circus Espetacular, com exibição de palhaços malabaristas, mágicos, personagens infantis, como Peppa Pig Miraculous e as aventuras de Laydbag e Cat Noir, além da distribuição de maçãs do amor, algodão doce e refrigerante para cerca de sessenta (60) crianças.

O vice-presidente do Grêmio Unido, Zilmar Moussalle - acompanhado da esposa, Vanda Moussalle, representou a associação no evento, que teve também a participação do conselheiro do Grêmio e diretor do IGT, Alexandre Aguiar e de Suzana Foernges, Coordenadora Administrativa do IGT.

Assessoria de Imprensa
Associação Grêmio Unido


Mais fotos
Trabalhos realizados pelas crianças assistidas pelo IGT
Trabalhos realizados pelas crianças assistidas pelo IGT
A festa estava muito animada
Alexandre Aguiar (E), Suzana Foernges, Zilmar Moussalle e Vanda Moussalle

sábado, 7 de outubro de 2017

Associação Grêmio Unido vence em primeiro jogo oficial


Em jogo amistoso realizado na manhã deste sábado, 07, em Eldorado do Sul, o time da Associação Grêmio Unido venceu, pelo escore de 4x3, a equipe do combinado Grêmio Imortal/Vem Pro Grêmio (grupos políticos do Grêmio), com gols de Guto, Jorginho e Felipe Biehl (2x), pelo time vencedor. 
Todavia, mais importante do que a vitória do primeiro jogo oficial do recém criado time de futebol da Associação Grêmio Unido foi o valor intrínseco da atividade: a união (dos grupos políticos), estampada no nome e na marca, que se transforma em ações e gestos da Associação Grêmio Unido.

Assessoria de Imprensa
Associação Grêmio Unido


Mais fotos





sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Grêmio Unido promove show para crianças do IGT

Em comemoração ao Dia da Criança, associação que congrega conselheiros e associados do clube promove dia de diversão para as crianças do Instituto Geração Tricolor


No próximo sábado (07/10), a partir das 10h, na sede do IGT, acontecerá um evento comemorativo ao dia da criança, promovido pela Associação Grêmio Unido, tendo como objetivo o entretenimento das crianças assistidas pelo Instituto Geração Tricolor - IGT-Grêmio.

O show ficará a cargo do Planet Circus Espetacular, com exibição de palhaços malabaristas, mágicos, personagens infantis, como Peppa Pig Miraculous; as aventuras de Laydbag e Cat Noir e muitas outras, além da distribuição de maçãs do amor, algodão doce e refrigerante. A apresentação terá a duração de 1h, aproximadamente.

Localização do Instituto Geração Tricolor (IGT - Grêmio):

Rua João Moreira Maciel, 680 - Bairro Marcílio Dias - Porto Alegre/RS (antigo Parque do Remo)

Coordenação de Comunicação
ASSOCIAÇÃO GRÊMIO UNIDO