domingo, 21 de agosto de 2011

Ao time, APOIO, à instituição, AMOR!



O que é maior, a crítica feita à situação atual do futebol no Grêmio, ou a crítica à critica que se faz? 

Assistimos quase todos os dias, na mídia, ou fora dela - entre a torcida, nos grupos políticos, etc. -, os dois tipos de manifestação, normalmente uma apontando os desmandos e a incompetência da direção e a outra clamando por união e harmonia, que seriam as condições para a tal governabilidade.

Antes de criticarmos as críticas, devemos esmiuçar um pouco este pacote de informações e tentar separá-lo, em partes, para melhor entender a questão.

O foco principal das críticas é a instituição Grêmio, o time, ou a direção? É importante responder esta pergunta, para se obter o elemento subjetivo, por trás da crítica.

As manifestações mais contundentes da torcida, da imprensa e de alguns movimentos políticos do Grêmio não são contra o time, salvo algumas raras opiniões e nem pensar contra a instituição Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, que mora entre uma e outra batida do coração, de cada um dos tricolores espalhados pelo planeta.

As críticas à atual situação do clube têm uma causa específica: a forma inadequada com que é feita a condução dos assuntos do futebol no Grêmio; e tem uma direção definida: o Conselho de Administração tricolor, principalmente na figura do presidente Odone.

A censura que alguns setores do clube e uma que outra manifestação isolada tentam fazer a estes legítimos posicionamentos, é a defesa de quem se sente sem soluções para resolver os problemas que oito meses de equívocos e desmandos causaram ao tricolor, produzindo ZERO de resultado nos campeonatos disputados até aqui, colocando-o na iminência de habitar o Z4, no Brasileirão 2011.

A questão é: devemos dar governabilidade para quem pensa mal, age equivocadamente e conserta pior ainda?

A função de cada gremista, esteja ou não vinculado a algum grupo político ou movimento gremista é apoiar o time em qualquer circunstância, fazendo da camiseta azul, preta e branca o manto sagrado imbatível e inquestionável; amar a instituição Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense acima de qualquer coisa e se manifestar solitária ou agrupadamente contra a má administração dos interesses do clube.

É isto que está acontecendo, o resto são palavras... e interesses!

Coordenação de Comunicação
Associação Grêmio Unido