sexta-feira, 24 de junho de 2011

Novos cenários

Sergei Costa - Presidente do GU

Vivemos novos tempos neste começo de século XXI, onde florescem descobertas que ontem faziam parte da ficção cinematográfica e onde brotam novos costumes, por força de novas tecnologias, sucateando modelos vigentes com a rapidez das conexões de banda larga, hoje disponíveis.

Este é um fenômeno global, que não deixa de fora nenhum setor da sociedade, pela alteração profunda que impõe sobre a vida das pessoas, reconstruindo os usos e costumes vigentes durante todo um século (XX), que, embora tenha apresentado significativas mudanças, mudou menos em cem anos, do que nas duas últimas décadas.

Os clubes de futebol não escaparam das mudanças e vivem hoje realidades bem diferentes do que as em vigor nos anos 90. Alterações na legislação do esporte, na própria estrutura dos clubes e daí, até a venda de ingressos pela internet, mudaram a cara do esporte mais popular do nosso país.

No Rio Grande do Sul, a grande vedete do final do século, na vida dos clubes, foi a criação dos grupos políticos, formados e geridos, em sua maioria, por conselheiros, ex-conselheiros e pessoas, de uma forma ou de outra, ligadas ao clube.

A segunda variável desta equação entra em cena, com a participação dos associados do clube nos movimentos políticos. Com o advento da internet e da democratização do acesso às instâncias político-administrativas do clube (cláusulas de barreira), os grupos políticos do Grêmio tendem a crescer e se tornar redutos de grandes contingentes de sócios gremistas, que enxergarão ali, um degrau obrigatório para alcançar participação de destaque nas decisões e na própria estrutura do clube.

Cabe aos dirigentes destas associações - grupos políticos - criar mecanismos de participação convencional e virtual, viabilizando a interação e o efetivo e definitivo engajamento da sociedade gremista - quadro social - nas decisões do clube, via grupos políticos, como alternativa de legitimidade e equilíbrio administrativo e institucional.

O Grêmio Unido larga na frente no início da vigência deste novo paradigma, pois elegeu como objetivo principal da gestão Sergei Costa a ampliação do relacionamento com o quadro social, inaugurando uma postura de interação através de enquetes dirigidas aos associados, buscando suas opiniões nos assuntos relevantes do clube.

Essa política agora se amplia, com a participação dos associados do Grêmio nas discussões das comissões temáticas da Associação, que formatarão documentos de comprometimento com políticas propositivas, em cada uma das áreas de interesse da Associação Grêmio Unido, que correspondem, em conteúdo, aos segmentos da administração do clube.

Saudamos os novos tempos e com a chegada deles cumprimos nossa parte, preparando os atores e discutindo os enredos dos novos cenários que se avizinham, em nome da grandeza e perpetuação do gremismo que corre em nossas veias.

Taddeu Vargas
Coordenação de Comunicação
Associação Grêmio Unido


sexta-feira, 17 de junho de 2011

Instituto Desejo Azul

Segue uma carta do conselheiro do Grêmio, Eduardo Cozza Magrisso, cujo conteúdo a Associação Grêmio Unido apóia e faz questão de publicar.
Coordenação de Comunicação
Associação Grêmio Unido

____________________________

Prezados Conselheiros:

Levo ao seu conhecimento uma iniciativa que eu, e os Conselheiros Pablo Berger e Eduardo Caminha, estamos levando a cabo, chamado Instituto Desejo Azul, que tem por finalidade assistir jovens de 0 a 17 anos, com doenças que ponha suas vidas em risco, e que tenham quaisquer desejos relacionados ao nosso clube, sem conteúdo financeiro.

O Instituto Desejo Azul é uma organização privada, sem fins lucrativos e sem vínculos com o Grêmio, a não ser aqueles relacionados com o atendimento dos desejos, desde que tais desejos não gerem qualquer ônus financeiro ao Grêmio.

Segue o texto:

Nada do que acontece no Grêmio nos é indiferente: todos já fomos tocados, seja pela alegria das grandes conquistas, seja pela frustração das derrotas. Mas hoje o Vicente, o Pablo, a Betinha, o Caminha  e eu fomos coadjuvantes de uma emoção diferente, que nos fez pessoas um pouco melhores que éramos quando acordamos pela manhã, e que nos comprovou que o Bem, o Lado Azul da Força,( como certamente diria Skywalker, o filho, se vivesse no nosso tempo), está sempre ao nosso alcance.

Neste dia 15 de junho, pela manhã, no Estádio Olímpico, esteve presente o menino João Pedro, gremista de 7 anos, trazido pelo Instituto Desejo Azul, ainda incipiente, ainda sem registro nem CNPJ, ainda sem site, mas que já atua entre nós como agente de mudança.

Uma pequena mudança na vida do nosso João Pedro e da sua família, ele acometido de um câncer, que já lhe custou uma extração de tumor no cérebro, e vai lhe tomar o resto do ano de 2011 e o início de 2012 entre quimios e radioterapias. Em reparação à infância que lhe será subtraída pela doença, o Instituto Desejo Azul oportunizou ao João Pedro a convivência com seus ídolos.  Nossa torcida é que João Pedro se prenda á vida com a mesma garra que nós, os gremistas, cobramos de nosso time.

Nós, do Instituto  Desejo Azul, queremos compartilhar com os MGIstas alguns momentos deste episódio:

·       Demos uma camiseta do Grêmio ao João Pedro, que foi colher os autógrafos no vestiário; quando o Renato viu o número 10 atrás da camiseta, disse que iria colocá-lo no lugar do Douglas;

·       O Renato deu ao menino um agasalho exclusivo dos atletas, tamanho GG, e disse que o João Pedro teria de crescer para poder usá-lo;

·       O Vicente se ofereceu para colher os autógrafos dos demais atletas, prometendo entregar a camiseta nova uns dias depois; o João Pedro reteve a camisa nova e entregou uma velha e usada ao Vicente.

Nosso  testemunho é de que momentos como esse, absolutamente gratuitos, dão a certeza que a vida vale a pena ser vivida.

Esta é a mensagem do Instituto Desejo Azul: a vida vale a pena, e nosso trabalho é fazê-la melhor; a dor dos jovens gremistas é a nossa dor. O Instituto Desejo Azul não traz a cura; traz a esperança!

O Instituto Desejo Azul é uma realidade! Estamos estruturando as condições mínimas de funcionamento, como: registro em cartório, identidade visual, site, domínio de internet, twitter, facebook etc para podermos divulgar e ampliar as ações, bem como buscar parceiros e colaboradores.

Eduardo Cozza Magrisso
Conselheiro do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Reunião histórica

Ontem (08/06) estiveram reunidos na Casa do Marquês a diretoria e diversos associados do Grêmio Unido, para votar e aprovar uma pauta que reorienta as atividades da associação, qualificando a relação que a entidade mantém com seu principal público alvo, o quadro social do Grêmio.

O momento é de profunda mudança na gestão da associação, que constrói seu planejamento estratégico e se dirige diretamente ao quadro social do Grêmio, buscando nele a inspiração e o conteúdo para tamanha transformação.

A Associação Grêmio Unido quer ter a cara do associado tricolor, pois é nele que residem os atributos da sabedoria, da legitimidade e do gremismo. A seguir alguns momentos da reunião, sob o comando do Presidente Sergei Costa.

Mesa diretora: Eduardo Pacheco (E), Sergei Costa (C) e Ricardo Eichler (D). O presidente do Grêmio Unido, Sergei Costa, faz um relato para os associados, da visita ao canteiro de obras da Arena Gremista, para a qual foi convidado pela direção do clube, assim como outros presidentes de grupos políticos e outras pessoas ligadas ao GFPA e após dá a palavra ao associado César Faccioli, com a sequência da pauta.

Deco Nascimento (E), César Faccioli (C) - da comissão de elaboração do plano estratégico - e Rogério Tolfo (D).

César Faccioli palestra para o grupo, sobre o trabalho da comissão que construiu o plano inicial de reestruturação da atuação do Grêmio Unido. Ao lado José F. Pinto (E) e Alexandre Mello ao fundo.

Associados do Grêmio Unido, da direita para a esquerda: José Francisco Pinto, Alexandre Mello, Flávio Becco, José Cassio Soares, Vilmar Silveira e Lauro Noguez.

Associados do Grêmio Unido Fernando Flores Cabral Jr.(D), Gilberto Kroeff(C) e Guilherme Luce(E).

Marco Bobsin(E), Celson Matte, Maguila, Ivo Balestrin, Antônio Minervino e Rubem Borba Franco.

Lauro Noguez(E), Vilmar Silveira, José Cássio Soares, Flávio Becco e Alexandre Mello.


À esquerda: Fernando Zanella, Vicente Molina, Luiz Carlos Gaspary, Guilherme Luce, Gilberto Kroeff e Fernando Flores Cabral Jr. À direita, em primeiro plano, José Francisco Pinto e Alexandre Mello. Ao fundo, "pilotando" o data show, Deco Nascimento.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Reorientação e Participação

A Associação Grêmio Unido vive um grande momento. Consciente de sua responsabilidade para com o quadro social gremista, reorienta e organiza sua atuação, para fazer valer a representatividade do sócio tricolor, junto aos Conselhos Deliberativo e de Administração do Grêmio.

No próximo dia 8 de junho, o Grêmio Unido se reúne para discutir e votar o planejamento estratégico do período 2011/2012, com a criação de sete comissões temáticas (Política, Futebol, Interiorização, Comunicação e Marketing, Finanças, Administração e Patrimônio), que elaborarão um documento com as sugestões para cada segmento de atuação da associação, que serão submetidos ao plenário do grupo para votação.

A grande novidade no processo de planejamento é a participação efetiva dos sócios do Grêmio, através de uma ferramenta a ser disponibilizada neste site, que, conjugada com o envio de e-mail marketing para o nosso mailing, viabilizará a interação moderna e arejadora da sociedade gremista, nos destinos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

Assim, a partir do dia seguinte à reunião que definirá as comissões, o sócio do Grêmio será convidado a participar do planejamento do Grêmio Unido - em parceria com os membros das comissões -, através do acesso à ferramenta que será disponibilizada no blog, manifestando sua opinião e interagindo com os demais participantes.

Esta participação é mais que bem-vinda, é legítima e necessária, para atualizar o pensamento da média da assembléia tricolor, autêntica detentora do direito de determinar os desígnios gremistas, cabendo à Associação Grêmio Unido imbutir os anseios do quadro social em seus preceitos e levá-los ao Conselho Deliberativo e à direção do clube.

Coordenação de Comunicação
Associação Grêmio Unido