Agora só falta o anúncio oficial e o Grêmio deverá ter de volta, 10 anos depois, o craque formado nas divisões de base do Imortal Tricolor. Ronaldo de Assis Moreira, o Ronaldinho, deverá ser confirmado hoje e reapresentado à torcida amanhã (07/01/2011).
Desde o início das negociações, e mesmo bem antes, ainda sob a gestão Duda Kroeff iniciou-se a aproximação - veja aqui. A intenção da família Assis era repatriar seu fruto mais famoso, tirando-o dos campos europeus e trazendo-o de volta para Porto Alegre. Até pela insistência do próprio Ronaldinho, que precisava resgatar sua cidadania, gravemente limitada desde 2001, quando da transferência para o Paris Saint Germain.
O menino, que chegou ao Grêmio aos 7 anos de idade, como qualquer cidadão do mundo, não admitia mais não poder andar pelas ruas da cidade onde nasceu, viveu e construiu amizades, carreira e história.
Ao Grêmio, que persegue há alguns anos o objetivo de atingir a marca de 100.000 sócios ativos e tem, em 2011, uma oportunidade de voltar ao cenário internacional, pela brilhante conquista do direito de participar da Copa Libertadores, no brasileirão de 2010, nada mais alentador do que adicionar ao seu já qualificado plantel a figura premiada do craque ex-Milan.
Do ponto de vista do marketing e da comunicação o que não faltará é "mote" - arena, ronaldinho, libertadores - para campanhas de divulgação da marca e ações para alavancar ainda mais os produtos do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.
Mas fica o alerta à direção, da maioria dos associados do clube, que se manifestaram contra a reaquisição do atleta Ronaldo de Assis Moreira. Não se discute a qualidade técnica do atleta, e o grande potencial de marketing da marca "Ronaldinho Gaúcho", mas sua conduta fora do campo, os antecedentes em clubes anteriores - quando ficou a maior parte dos últimos três anos no banco de reservas - e os exemplos de incertezas, desmandos e prejuízos impostos ao Grêmio pelo comando de sua carreira.
A Associação Grêmio Unido, como sempre, torce pelo Grêmio, pelo bem do clube agora e pelas ações que visem seu crescimento no futuro. Assim, estaremos na torcida pelo sucesso técnico e financeiro deste projeto, mas sempre atentos, como fomos ao realizar as únicas pesquisas criadas para ouvir, sobre o assunto, o sócio do clube, esteio, causa e avalista da maior felicidade do planeta, SER GREMISTA!
O Editor