Quem acompanha o processo tem conhecimento de que as precauções adotadas para este jogo, o foram em decorrência daquele lamentável episódio das cadeiras, que causou um prejuízo de R$ 160.000 ao Grêmio, o que determinou medidas, como o local da concentração e partida (SSP), designado pelas autoridades de segurança, PARA AMBAS AS TORCIDAS, nos clássicos do Campeonato Brasileiro deste ano.
Estas precauções foram previamente acertadas, na presença de todas as partes interessadas na questão, clubes e entidades públicas envolvidas, visando a segurança dos torcedores. Com surpresa, vimos, no início desta semana, pós acontecimentos do Gre-nal, uma manifestação ofensiva a alguns dirigentes gremistas e à própria instituição, assinada por integrante de um dos movimentos do clube (na mídia oficial do grupo), cujo movimento, tem assento no Conselho Político de apoio à gestão e participa dela, tendo, pois, conhecimento privilegiado das coisas do clube, sendo um dos agentes de proposição e acompanhamento das questões que envolvem a administração do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.
As redes sociais facilitaram a comunicação entre as pessoas e deram voz às manifestações de indivíduos e entidades, para um grande público, do tamanho do planeta, mas propiciaram, também, a proliferação de qualquer tipo de texto, mesmo os que não tenham comprovação e confirmação com os fatos.
Não seria mais lógico, menos constrangedor, mais produtivo, mais corajoso e mais GREMISTA abordar a questão nas reuniões do Conselho Político, face a face com os demais integrantes do colegiado, que aconselha a alta direção gremista, em vez de tentar fazê-lo por nota pública?
Por outro lado, a ofensa a um dos associados do Grêmio Unido, conselheiro, grande conhecedor do assunto, demonstra o desconhecimento e a falta de compromisso com a gestão e com o clube. Com o agravante de que nesta gestão, por orientação do Presidente, estamos buscando a sinergia dos grupos no sentido de trabalharmos todos para o mesmo objetivo: o Grêmio!
As pessoas que também foram ofendidas, bem como a própria direção, estão trabalhando duro para corrigir erros outrora cometidos, de forma transparente e moderna, visando o retorno do Grêmio à senda das vitórias, passando por uma reforma ampla do modelo de gestão e adaptando o clube às novas e desafiadoras exigências do momento atual, do futebol brasileiro e mundial.
O que se espera de quem participa desse processo é a contribuição, a lealdade e o comprometimento com a gestão e suas metas, buscando a correção dos possíveis erros juntos e deixando para a oposição e os adversários, a corneta, a crítica que desinforma e produz visibilidade precária, até que a verdade afaste as nuvens e paire soberana sobre todos.
Coordenação Editorial
Associação Grêmio Unido