Petáculo! ...diria o Gordinho! Foi o que se viu na noite da última terça-feira, 20. A festa de aniversário de 9 anos de fundação da Associação Grêmio Unido foi do tamanho da importância do grupo no cenário político atual, do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Como sonhou o sempre presente Alexandre Mello, quando, junto com o amigo inseparável, César Guto Peixoto - que viria a ser o primeiro presidente da associação -, estabeleceram as primeiras conversas, que redundaram na criação do grupo. Alexandre, na forma física, não se encontra mais aqui, mas sua imensa alma tricolor protege e orienta a trajetória do Grêmio Unido.
Petáculo Gordinho, tua presença encheu o salão, estava em todos os lugares, mais presente do que qualquer um de nós!
Foram muitas as homenagens, vindas das muitas instâncias do Grêmio, inauguradas pelo brilhante tribuno César Faccioli, seguido pela maravilhosa recuperação histórica dos princípios e valores da criação do GU, feita pelo nosso primeiro presidente, César Guto Peixoto; também na palavra de Kevin Krieger, falando em nome dos grupos políticos do clube, na do vice-presidente Adalberto Preis, que discursou pelo Conselho de Administração, destacando a atuação dos grupos, que estruturam as relações políticas do Grêmio e na manifestação emocionada do dirigente de futebol mais vitorioso da história do Grêmio, Luis Carlos Silveira Martins, o Cacalo, repetindo o que dissera no programa esportivo de maior audiência do Sul do Brasil, Sala de Redação: "o Grêmio Unido é um grupo político diferenciado, pela trajetória da busca da união em torno da instituição Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense".
Foram muitas as emoções para o presidente Ricardo Eichler Fernandes administrar, na condução pessoal do cerimonial. Algumas produziram lágrimas testemunhais, pela saudade, mas, sobretudo, pela alegria de ver onde chegou a Associação de Gremistas Unidos, consolidada pelo alcance de seu objetivo principal - servir ao Grêmio FBPA -, na medida em que contribui com mais de 50 conselheiros para a composição do Conselho Deliberativo do clube e associados distribuídos em diversos departamentos, da Escola do clube à presidência, passando por duas vice-presidências e pela chefia do gabinete presidencial.
Para encerrar as manifestações - eis que a festa continuou ainda por um bom tempo -, vieram as falas do presidente do Grêmio e associado do GU, Romildo Bolzan Jr., que enalteceu a participação da Associação Grêmio Unido na vida do clube, frisando a importância e a necessidade de ouvir todas as tendências políticas e suas ideias, para a preponderância da democracia, da diversidade ideológica, do respeito e da união de todos em prol da instituição Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e, por último, a manifestação de Ricardo Eichler, um presidente emocionado, satisfeito e muito feliz, por ver a entidade que ajudou a fundar alcançar o patamar que ocupa hoje, no palco político tricolor.
Coordenação de Comunicação
Associação Grêmio Unido
Fotos: Julio Menezes
Fotos do evento