terça-feira, 1 de setembro de 2015

GU comparece com quase 100% de seus conselheiros, para aprovar alterações no estatuto do Grêmio

Fotos da reunião extraordinária do CD (31/08/2015), com presença de quase 100% dos conselheiros do Grêmio Unido

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense deu uma demonstração de união de suas forças políticas e de maturidade institucional, ao levar à votação no CD e aprovar por unanimidade, matérias que há algum tempo poderiam gerar brigas políticas e divisão ainda maior do legislativo tricolor. Isso foi possível pela ação do Fórum de Grupos Políticos, ente até então informal, que reúne, como o nome sugere, representantes de todos os movimentos políticos do Grêmio.

A partir da "costura" do fórum, o Conselho Deliberativo do Grêmio aprovou ontem, 31, em reunião extraordinária, um conjunto de alterações estatutárias, que preveem: mandato de 3 anos (com apenas uma reeleição) para os membros do Conselho de Administração (presidente e vices); redução da cláusula de barreira para inclusão proporcional de candidatos ao Conselho Deliberativo, de 20 para 15%; adesão integral do clube ao Profut (programa do Governo Federal) e a ampliação de requisitos para concorrer ao cargo de vice-presidente.

As chapas ao Conselho de Administração terão de ter dois membros com dois anos como sócio e quatro integrantes com 10 anos como associado, sendo que apenas estes quatro podem assumir a presidência interinamente. Caso aprovadas as alterações, em setembro/2015, pela assembleia geral (sócios com direito a voto), passam a valer já na próxima eleição, em set/out de 2016.

A Associação Grêmio Unido, além de contribuir para a negociação do pacote de alterações apresentado pelo Fórum de Grupos, brindou o plenário da Arena com uma defesa brilhante  - de uma das matérias que, infelizmente,  não alcançou o quorum qualificado de votos, para aprovação -, do conselheiro, tribuno, ex-deputado e associado do GU, Sérgio Ilha Moreira (na foto do púlpito), que encantou os presentes com sua oratória, deixando a impressão de caminho aberto para uma futura aprovação do "direito à voto dos conselheiros jubilados".

Não poderíamos encerrar sem enaltecer a figura do criador do Fórum de Grupos Políticos, o ex-presidente do Conselho Deliberativo, Dr. Raul Régis de Freitas Lima, que recebeu, na oportunidade, muitas críticas pela iniciativa, que foi amplamente apoiada pela direção da Associação Grêmio Unido. Assim como o ambiente de absoluta transparência, democracia e de fomento da união entre as forças políticas do clube, pelo atual presidente, Dr. Romildo Bolzan Jr.

Coordenação de Comunicação
Associação Grêmio Unido