sábado, 8 de setembro de 2012

Um projeto X Um nome


No dia 25 de setembro deste 2012, que marca 109 anos de glórias tricolores, a instituição Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense inicia um processo que pode devolvê-la ao topo do ranking dos maiores clubes de futebol do planeta, lugar de onde saiu, temporariamente, vindo habitar mundos que não são o seu, por solidariedade aos coirmãos e por uma recaída nostálgica dos tempos em que apenas disputava gauchões, brasileiros e outros títulos locais. Quase se acostumou...

Graças aos deuses do futebol, algumas pessoas não se esqueceram do sabor inebriante da conquista do maior de todos os títulos da terra, e uma, em especial, conhece como ninguém o caminho que leva ao portal da glória futebolística, pois lá já esteve duas vezes, sendo-lhe concedida a entrada em uma das oportunidades, de onde voltou empunhando a taça de Campeão do Mundo.

Ele sabe que para voltar ao olimpo futebolístico precisam coincidir temporalmente algumas variáveis, como um time de primeira, um bom plantel, um excelente comando técnico-tático e uma competente preparação física. Sabe, também, que para buscar o título de bicampeão mundial talvez isto chegue. No entanto para manter-se lá, entre os maiores, é preciso mais, muito mais.

É necessário, além dos quesitos técnico-futebolísticos, um planejamento estratégico de longo prazo - e a execução dele - que observe premissas básicas que estruturarão a instituição para sua implantação e implementação. O conjunto dos elementos inteligência competitiva, aprendizagem organizacional, equipe multidisciplinar, comunicação interna (endomarketing) e metodologia de projetos, colocados em operação no dia-a-dia do clube, conduzidos por gerências profissionais e de alto nível, levarão a um futuro do tamanho do Grêmio.

"O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes". PETER DRUCKER

Nos últimos 20 meses este planejamento foi gestado, concebido no formato de um business plan moderno, dinâmico, sistêmico, participativo e contínuo, tendo como parâmetro os planejamentos dos maiores clubes do mundo e que envolveu uma equipe de gremistas e profissionais da área, buscando o melhor desenho para a realidade do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

Neste mesmo tempo, vimos no clube, ou melhor, não vimos no Grêmio nem mesmo a implementação do planejamento elaborado a partir de 2005, para resumir e não repetir aqui as dezenas de fatos que marcaram a inconstância, os avanços e recuos, os improvisos, os negócios mal conduzidos e fora de qualquer programação, que desfilaram no período da atual gestão gremista.

Este é o embate do dia 25 de setembro! De um lado um projeto do tamanho do Grêmio, da marca Grêmio, com uma grandeza científica, técnica, à altura do significado do Grêmio no mundo do futebol, liderado pelo mais vitorioso de todos os dirigentes do clube, e de outro, um nome, um projeto pessoal. Respeitamos o presidente atual e seu projeto pessoal de ser novamente presidente do Grêmio, mas queremos mais para o nosso clube do coração. Queremos o limite do horizonte, para a nossa paixão.

No momento que escrevo estas linhas se desenha uma terceira via, de ilustres gremistas que querem marcar presença no pleito. Que venham somar na discussão do que é melhor para o Clube. São bem-vindos ao embate, que definirá quem será o Grêmio da era pós-Arena.

  Sergei Costa
  Conselheiro do Grêmio