sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Reunião Ordinária na segunda (03)

Próximo encontro:

Data: Segunda-feira, dia 03/09/2012

Hora:
1ª chamada às 19h30min
2ª chamada às 20h

Pauta:
1. Relatório da criação dos Núcleos Regionais
2. Eleições do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
3. Assuntos gerais
Local:
Casa do Marquês  (veja o mapa AQUI)
Rua Marquês do Pombal 1418, Higienópolis
Porto Alegre, RS
Tel.: 54 3343-4303


quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Os Grupos Políticos do Grêmio

Do ponto de vista da política clubística, as maiores queixas da sociedade gremista (torcedores, sócios e conselheiros), sempre se relacionaram, por um lado, com o acirramento das disputas e a consequente falta de união em torno da instituição e por outro com a personificação do poder, que, invariavelmente levou à busca de soluções de comando em exemplos vitoriosos do passado, às vezes nem tanto.

A criação de grupos políticos, que abrigaram grande parte dos conselheiros, ex-dirigentes e associados do clube, e até parcelas da torcida, mapeou o poder e partidarizou ideias e projetos dos agentes e pensadores gremistas, criando blocos de manifestação política.

Houve quem defendesse - e não foram poucos -, que os problemas de brigas políticas eram gerados pelos grupos e que estes serviriam de plataforma para as vaidades pessoais de alguns de seus integrantes. Ora, o próprio raciocínio embutido no argumento o invalida, pois as brigas políticas no clube nasceram antes dos grupos e vaidade pessoal casa mais com indivíduos e não com grupos.

Inobstante alguma parcela de verdade que o raciocínio contra os grupos possa conter, entendemos que a movimentação política da comunidade gremista, ao longo dos últimos anos, que gerou os 14 grupos que se identificam hoje no clube, são uma consequência natural do crescimento do Grêmio e uma manifestação inequívoca da democracia e da participação efetiva dos gremistas na vida do tricolor.

Sergei Costa
Mais recentemente, esta estrutura política oportunizou a criação de um Fórum dos Grupos Políticos, que se reúne, sob o comando do Presidente do Conselho Deliberativo do Grêmio, Raul Régis de Freitas Lima - criador da ideia -, onde, respeitosa e organizadamente, as tendências políticas tricolores constroem um diálogo franco, produtivo e eficaz, que está por trás do número recorde de votações do conselho gremista, entre outras grandes conquistas.

O surgimento desta nova instância gremista - embora não estatutária, mas coberta pelo manto da legitimidade natural, eis que expressão do conjunto das várias tendências políticas gremistas - nasce como um organismo plural, gerada pelo conjunto das forças políticas (grupos), que são acessíveis a todos os gremistas, inclusive aos não sócios e que tem em seus quadros, além de ex-conselheiros, ex e atuais dirigentes e mais de 80% dos membros do atual Conselho Deliberativo do clube.

Assim como no setor administrativo, onde o Grêmio precisa implementar seu planejamento estratégico, com o estabelecimento de uma gestão profissional, moderna e competente, também no plano político o clube precisa evoluir, buscando soluções estruturadas no diálogo e no interesse da instituição. E, sem dúvida, o exemplo do Fórum de Grupos Políticos é a grande novidade positiva da história moderna do Imortal Tricolor.

Sergei Costa


quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Feliz aniversário Airton Ruschel


É com muita honra que felicitamos o Conselheiro do Grêmio e nosso associado Airton Ruschel, pela passagem de seu aniversário, comemorado neste 29 de agosto.

Desejamos uma vida longa e plena de felicidade, reconhecimento, dinheiro, paz, amor e muitas vitórias do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

Que mais um ocorra hoje, contra o Vasco da Gama, para abrilhantar ainda mais este dia tão especial.

Feliz Aniversário!
Sergei Costa
Presidente
Associação Grêmio Unido


domingo, 26 de agosto de 2012

Núcleo GU Serra 1 se consolida e mostra força

Grasiela Casagrande, João Bueno, Thiago Bach, Fabio Fortunati, Gelson Alves, Silvio Dini e Ademir Lo  
Agachados: Ederson Boeira Maciel (E), Samuel Busetti e Edegar Alves

No final da tarde de um dia útil (quinta, 23), apesar das complicações do trânsito de Caxias do Sul, na hora do rush, os participantes do Núcleo Serra 1 do Grêmio Unido deram uma demonstração de força, envolvimento e gremismo, comparecendo em excelente número (foto acima) à reunião preparatória do encontro do dia 11 de setembro, na casa Di Paolo, no Bairro Nossa Senhora de Lurdes, na capital da Serra Gaúcha.

No ar, a sensação do grande acontecimento em que deverá se transformar a reunião ordinária de setembro, que deverá ficar na memória do grupo, pela expectativa do número de participantes, pelas atrações pessoais e promocionais (sorteio de camiseta oficial preta - nova) e pelo ambiente de campanha aberta, para as eleições do Conselho de Administração do Grêmio, que estará no auge.

O encontro serviu para reafirmar o compromisso de levar adiante, e num crescendo, a estruturação da Associação Grêmio Unido na Serra Gaúcha, começando pelo escolha do nome que seria indicado ao Presidente do GU, para ocupar o cargo de coordenador do grupo, além de outros assuntos como o sorteio de uma camiseta oficial (a nova preta) do GFPA, durante o jantar do dia 11 de setembro.

Thiago Bach - Coordenador do Núcleo
No dia seguinte à reunião (sexta, 24), recebemos do Presidente da Associação Grêmio Unido, Sergei Costa, a informação de que tinha homologado o nome de Thiago Bach (foto ao lado) que recebeu indicação unânime dos integrantes do núcleo, para ocupar à coordenação da sucursal Serrana do GU - a coordenação é um cargo de confiança, cuja nomeação é prerrogativa do Presidente do Grêmio Unido.

Coordenação de Comunicação
Associação Grêmio Unido



sábado, 25 de agosto de 2012

Por que Odone tem que sair

Sergei Costa
Presidente do Grêmio Unido
Não antes de completar seu mandato e independentemente de concorrer ou não. O fato é que precisa sair! Isto ocorre em qualquer entidade e com qualquer dirigente. Chega a hora que precisa sair, para que o ar que se respira nas dependências tricolores se renove e seja purificado com outras verdades, outras posturas e ...outras esperanças.

Este é o anseio da grande maioria dos gremistas, torcedores, sócios e conselheiros; até de grande parte da imprensa. Tão densa é a percepção do esgotamento do prazo de validade do Sr. Paulo Odone, como dirigente do Grêmio, que a menção disto para apoiadores dele, não gera sequer indignação. A prova é a disposição de participantes do grupo político mais identificado com a gestão atual, de não votar nele, em caso de tentativa de reeleição e nem mesmo numa possível indicação sua.

Numa linguagem industrial seria o "esgotamento do material". Há muito dando sinais de fadiga, foi mantido - ou seria manutenido? -, pelo recondicionamento, com "imortalidades", "batalhas", "aflições", "arenas" e outros lubrificantes da paciência tricolor. Mas como tudo na vida, a permanência deste gremista apaixonado no comando do clube chegou ao termo. Colapsou!

Penso que o próprio Paulo Odone não se aguenta mais, como presidente do Grêmio!

Mas convém lembrar por que isto aconteceu, até para que os próximos ocupantes do Conselho de Administração aprendam a lição. Olhando de nem tão longe a ponto de não perceber, nem de tão perto que possa ser visto, penso que entre tantos acertos e muitos erros, o presidente Paulo Odone cometeu três grandes asneiras, que provocaram a destruição de suas pretensões políticas, no atual momento da vida gremista.

Primeira: Humilhou e tentou destruir a figura do presidente mais titulado da história gremista: a lenda Koff!
Segunda: Humilhou e tentou destruir a figura do maior de todos os ídolos tricolores: Renato Portaluppi.
Terceira: Sendo político partidário e atuante, abusou das práticas que identificam a postura da maioria dos representantes deste segmento, chegando a "vestir" o técnico recentemente contratato com a camisa numerada com os dígitos de sua sigla partidária.

Ora, depois de fazer isto é de se perguntar como não foi deposto por um levante da torcida tricolor. Talvez por estar ela acostumada com avalanches e não com levantes... rsrsrs! Como dizia minha avó, "tem que rir pra não chorar"!

Era mais que certo que a torcida repudiaria estas atitudes da gestão Odone. Elas mexeram com coisas sagradas do imaginário gremista. Mas foi além. O inconsciente coletivo gremista não apoiou as marcas odônicas, que não serão muito cedo esquecidas.

Passaria incólume um dirigente que, tendo feito o acima relatado, conquistasse títulos importantes no campo de jogo? Esta é uma pergunta que não tem resposta, mas imaginem o que representa para o mundo tricolor o presidente que tentou suplantar, pela humilhação, os que colocamos no olimpo de nossos pensamentos e deixou que os verdadeiros adversários, nos abatessem no campo de jogo.

Sergei Costa
Presidente
Associação Grêmio Unido

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Núcleo Serra 1 é mais nova instância do Grêmio Unido

Uma delegação de associados do Grêmio Unido, composta de ilustres gremistas e conselheiros do clube, sob o comando do Presidente Sergei Costa subiu a Serra na última terça-feira (14), com a célebre missão de oficializar a criação do Núcleo Serra 1. A primeira, das várias unidades regionais que serão criadas, teve seu segundo encontro e já projeta terminar o ano com 40 sócios efetivos.

A delegação porto alegrense foi recebida pelos gremistas serranos com grande entusiasmo, ansiosos por conhecer um pouco mais sobre a associação e, também, ouvir as informações dos bastidores da eleição para o Conselho de Administração, que ocorre no mês que vem.

O Conselheiro Airton Ruschel (foto abaixo) em pronunciamento que homenageou os presentes, tratou de colocar os gremistas locais a par das últimas notícias do front político, onde se negocia o retorno de Fábio koff à vida tricolor, como candidato à presidente - e outros ilustres gremistas como companheiros de chapa -, no pleito que se aproxima.

Alexandre Mello, um dos fundadores do Grêmio Unido, brinda os convidados com um retrospecto histórico da associação

Quando o assunto é Grêmio, a atenção dos gremistas é natural 
Coordenação de Comunicação
Associação Grêmio Unido



quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Reunião "de luxo" na Serra Gaúcha

Este (fotos abaixo) era o cenário que esperava os gremistas da Serra e os associados do Grêmio Unido que vinham de Porto Alegre, para a reunião que consolidaria o Núcleo Serra 1, da Associação Grêmio Unido.


Aos poucos começaram a chegar os convidados locais (foto abaixo), gremistas que estão vindo fazer parte da Associação Grêmio Unido e ajudando a criar o primeiro núcleo da associação fora da capital, Porto Alegre. Logo atrás vieram os associados, chefiados pelo Presidente Sergei Costa.

Presidente Sergei (à esquerda, de costas), Alexandre Mello (C) e associados chegam ao local 
Presidente Sergei discursa oficializando o Núcleo Serra 1, do Grêmio Unido
Coordenação de Comunicação
Associação Grêmio Unido










segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Grêmio Unido divulga voto por correspondência na Serra


Pela primeira vez na história eleitoral do Grêmio, os associados poderão exercer o voto por correspondência, sem ter que comparecer ao Estádio Olímpico, em Porto Alegre, para manifestar sua escolha por uma determinada chapa que esteja concorrendo à direção (presidência e vices) ou ao Conselho Deliberativo.

A novidade entra em vigor já no próximo episódio eleitoral gremista - caso duas ou mais chapas vençam a cláusula de barreira no Conselho Deliberativo -, em outubro deste ano.

A Associação Grêmio Unido, fiel ao seu histórico de envolvimento com o quadro social gremista, vai divulgar, em suas reuniões dos Núcleos Regionais, o novo formato de sufrágio nas eleições do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, orientando os associados do GU, que, a partir de agora, poderão votar sem se deslocar até a capital.

O assunto faz parte da pauta da próxima reunião do Núcleo Serra 1, que ocorrerá amanhã (14), em Caxias do Sul e que deve receber a presença de mais de 50 gremistas, sendo 15 associados da capital e o restante da região.

Coordenação de Comunicação
Associação Grêmio Unido

domingo, 12 de agosto de 2012

Terça (14) é dia de reunião do GU na Serra

Na próxima terça-feira (14) a Associação Grêmio Unido tem importante compromisso na agenda. Trata-se da realização de uma reunião extraordinária na Serra Gaúcha, para oficialização do Núcleo Serra 1, do Grêmio Unido, dentro da política de abertura de núcleos regionais da associação, conforme prevê seu projeto de planejamento estratégico.

A reunião acontecerá na Casa Di Paolo, no Bairro Lurdes (ver localização na aba "reuniões"), Caxias do Sul, e contará com a presença do Presidente Sergei Costa, parte de sua diretoria e diversos associados, que se deslocarão em uma Van, contratada para transportar os gremistas.

Se você é gremista, morador da Serra Gaúcha, e tem vontade de conhecer a Associação Grêmio Unido e participar desta reunião, entre em contato conosco, que teremos o maior prazer em recebê-lo em nosso encontro.

Até terça!

Taddeu Vargas
54 9669 9894
Coordenador de Comunicação
Associação Grêmio Unido

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Congestionamento de Troféus

Presidente Sergei Costa dá as boas vindas à Cacalo e Raul Régis 
As palavras do Presidente do Grêmio Unido, ao dar as boas-vindas aos convidados da noite, Luis Carlos Silveira Martins, o Cacalo e Raul Régis de freitas Lima, o Dr. Gre-Nal, carimbam o DNA do Grêmio Unido na iniciativa. Ao saudar os convidados, Sergei Costa consolida a trajetória da Associação Grêmio Unido de prestigiar e cultuar aquilo que tem de melhor no Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Por isto estas duas lendas do Imortal Tricolor estiveram e sempre estarão presentes na vida do Grêmio Unido.

A homenagem ao Cacalo - nos permita lhe chamar assim, Presidente - é mais que um reconhecimento. Trata-se do enaltecimento às qualidades de um homem de bem, de um gremista sério e comprometido com a instituição, mas também de um dirigente construtor de conquistas inesquecíveis.

O conselheiro Airton Ruschel, destacado para homenagear o convidado, ao refazer a trajetória de Cacalo no comando do futebol tricolor, expôs o verdadeiro congestionamento criado na sala de troféus do Monumental da Azenha, com o excesso de faixas e taças conquistadas pelo time, no período em que o dirigente esteve à frente do futebol tricolor.

César Faccioli - ex-conselheiro e fundador do GU -, associado abnegado e cuidadoso, propôs e conduziu a parte técnica da pauta, trazendo suas preocupações com a ação proposta pelo MP Gaúcho contra o clube, na discussão do passivo ambiental gerado pela construção da Arena. Não sem alternar seu discurso temático com referências de suprema admiração e reverência respeitosa, pela figura do ex-presidente gremista Luis Carlos Silveira Martins.
Airton Ruschel (de pé) homenageia Cacalo e destaca a trajetória vitoriosa do dirigente
Momentos Faccioli - Clique na imagem para ampliar
Presidente Sergei (E), Conselheiro Denis Abrahão, Cacalo e Airton Ruschel (D)
Julio Titov (Iura), Gilberto Kroeff, Eduardo Pacheco e Cel. Chaves (D) 
Luis Carlos Silveira Martins fala por 2 horas, com picos de muita emoção
Vista da mesa de reunião
Raul Régis relata fatos pitorescos da história do Grêmio, um deles numa excursão à Suíça
Vista das mesas da diretoria e reunião
Diretor de Eventos José Cássio, Raul Régis, Cacalo e Presidente Sergei
Conselheiros João de Almeida Neto (E), Fernando F. Cabral Jr., Cesar Pacheco e Ivo Balestrin (D)

Coordenação de Comunicação
Associação Grêmio Unido

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Noite de expressões

A noite prometia, pela expectativa do comparecimento de um número expressivo de associados do Grêmio Unido à reunião ordinária e pela presença confirmada de Luis Carlos Silveira Martins, o Cacalo e Raul Régis de Freitas Lima.

A reunião acabou há pouco, mas os frutos deste encontro especial vão ficar no tempo. A oportunidade de ter a presença de tão ilustres e destacadas personalidades tricolores em sua casa,  de modo reiterado, consolida o protagonismo da Associação Grêmio Unido na criação de fatos novos e no lançamento de ideias e propostas para a construção de um Grêmio ainda mais forte e mais vitorioso.

Hoje ainda, mais tarde, postaremos uma ampla matéria sobre o histórico encontro, com textos e fotos que relatarão e retratarão o significado e a importância do evento para o Grêmio Unido e para a instituição Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

Cacalo é recebido por Alexandre Mello (E), Airton Ruschel (D) e Verney Martins (atrás)
Presidente Sergei Costa (E) e os Conselheiros Denis Abrahão e Airton Ruschel (D) posam
para o clic com o convidado especial Luiz Carlos Silveira Martins, o Cacalo.


Coordenação de Comunicação
Associação Grêmio Unido


segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Reunião Imperdível

Raul Régis de Freitas Lima (E) e Cacalo Silveira Martins (Foto: Montagem TaVar)

Amanhã (07), teremos reunião ordinária de nosso Núcleo Sede (Porto Alegre). Será um encontro muito especial, pois acolheremos em nossa mesa, mais uma vez, o ilustre Presidente do Conselho Deliberativo do Grêmio, Sr. Raul Régis de Freitas Lima, que na última reunião se auto-convidou para o evento, por - no seu dizer - sentir-em em casa junto aos gremistas do GU, mas, também, pela importância do tema da primeira pauta da reunião, que tratará da ação promovida pelo MP contra o clube, em função do passivo ambiental da Arena. Este segmento do encontro será conduzido pelos associados César Faccioli e José Cássio Rodrigues Soares.

Mas não é só esta a atração. O segundo ítem da pauta será comandado por um ex-dirigente com tantos serviços prestados ao Grêmio, quanto títulos conquistados. Cacalo Silveira Martins estará conosco e falará justamente sobre a maior queixa de todos os gremistas: a falta de títulos nos últimos 11 anos.

Além das duas atrações, que autorizam qualquer esforço de nossos associados para estarem presentes, tem a sobremesa (assuntos gerais), que vai atualizar todos os GUs, nos diversos assuntos que envolvem a agremiação.

Até amanhã!

Coordenação de Comunicação
Associação Grêmio Unido