Raul Régis de Freitas Lima |
Sobre o palestrante, em todas as circunstâncias colocou os interesses do Tricolor acima dos matizes políticos de plantão. Foi assim no Departamento Jurídico do Grêmio, onde o nome Raul Régis virou sinônimo de sucesso nos tribunais desportivos. Foi assim, também, no comando do Conselho Deliberativo, pela atuação equilibrada na condução e controle de um conselho atípico, cuja maioria, ao mesmo tempo neófita de Grêmio e comprometida politicamente, faz de conta que decide, prisioneira e submissa dos caprichos e interesses do presidente do Conselho de Administração, Sr. Paulo Odone.
Gaspary, Raul, Ruschel e Faccioli na Arena |
Na qualidade de Presidente do CD, em oportunidades distintas, com administrações politicamente antagônicas, desfilou sua diplomacia com A e com B, alcançando efetividade e resultados, na construção de um Conselho mais participativo, responsável e eficaz, conseguindo colocar em votação e dar um desfecho a projetos há muito engavetados, como foi brilhantemente relatado na crônica "Limpando Gavetas", do Presidente do Grêmio Unido, Sergei Costa aqui no blog.
Quando a Arena ainda era um pedaço de papel, durante o período em que se discutia o contrato com a construtora, Raul Régis fez a costura política indispensável à aprovação do negócio pelo CD, transitando com desenvoltura entre as correntes políticas contrárias, agindo como algodão entre os cristais e viabilizando a aprovação do projeto no âmbito do Conselho Deliberativo, viabilizando o sonho do novo estádio.
Atuaria ainda - e esta talvez seja uma de suas maiores obras -, na construção de um fórum dos movimentos políticos do clube, quando as divirgências entre aqueles que apoiam a situação e os movimentos de oposição se acentuava e trazia riscos à integridade da instituição. As críticas ao desacerto entre as correntes políticas do clube não vinham mais só da imprensa, mas da própria torcida, que enchia as páginas das redes sociais na internet com pedidos de união em prol do Grêmio.
Delegação do Grêmio Unido é recebida na Arena pelo Dr. Raul Régis |
Independente das posições dos grupos e suas ideias sobre a atual administração - e o GU se posiciona como oposição declarada à administração do Sr. Paulo Odone -, o que se viu foi líderes dos movimentos (os 14 mais expressivos) políticos sentados à mesma mesa, em reuniões quinzenais, sob o comando do Presidente do CD, Raul Régis, debatendo e tentando construir um caminho para o clube a partir do diálogo e da convergência de pontos comuns, respeitadas as diferenças e divergências conceituais.
Por tudo isto, mas principalmente pelo privilégio de ouvir e participar da homenagem que o Grêmio Unido quer prestar a esse grande gremista, convocamos nossos associados para a Reunião Ordinária da próxima segunda-feira (02), na Casa do Marquês, a partir das 19h30min.
Saudações tricolores!
Coordenação de Comunicação
Associação Grêmio Unido.